Por que o envelope de empresa é utilizado?
Grandes corporações utilizam o envelope de empresas para enviar correspondência para seus clientes, parceiros e funcionários. Pelo correio são enviados diariamente centenas de milhares de contas, informes, documentos, cartões, exames, boletos, notificações, propagandas e outros materiais impressos enviados à destinatários em todo o Brasil.
Em meio à correspondência, utilizar um envelope de empresa personalizado é uma forma de reforçar a autoridade do seu negócio. Investir em um material de qualidade e na personalização do envelope para levar o logo ou alguma característica própria do seu negócio, o envelope de empresa foi criado especialmente para garantir o cuidado e a segurança do seu documento até o recebimento pelo destinatário.
Do que é feito o envelope de empresa?
O principal material utilizado para fabricar envelope de empresa é o papel. Isso porque é um material de baixo custo, resistente e elegante. Além disso, é facilmente personalizável e pode ter os mais diversos formatos e espessuras.
Tradicionalmente, o melhor formato indicado para envelope de empresa é o envelope tipo ofício. Suas dimensões encaixam exatamente uma folha de tamanho A4 dobrada três vezes em sua altura. Esse é um padrão muito comum em diferentes nichos de mercado, porque conseguem diminuir o tamanho de documentos que podem ser dobrados sem comprometer sua integridade.
É possível optar entre diferentes tipos de papel para usar no envelope de empresa. Dependendo da proposta do seu negócio, você pode utilizar:
- papel offset: papel comum, branco, de gramatura variada que determina sua espessura;
- papel kraft: papel de cor amarronzada e textura áspera, pouco mais fina que o papelão;
- papel couché: papel próximo ao offset, mas com características mais sofisticadas. Possui uma película de acabamento que aumenta a qualidade do material.
As características do envelope de empresas
É muito importante que o envelope de empresa seja facilmente identificado. Um envelope branco com o nome do destinatário não chama a atenção da pessoa que recebe a embalagem. Por isso, eles costumam trazer o logo da empresa impresso em algum dos seus lados e evitam outras informações que possam desviar a atenção do destinatário. A intenção é que todo o conteúdo relevante esteja dentro do envelope de empresa e o parceiro, cliente ou funcionário o abra imediatamente.
Além disso, o envelope é normalmente mais longo que envelopes comuns. Assim, a folha ou material dentro dele é dobrado o menor número de vezes possível. Aliás, seu conteúdo é dobrável porque folhas lisas abertas estão mais propensas a amassar no transporte ou no armazenamento dos envelopes no serviço dos correios.