Envelope de correspondência
Uma das formas mais conhecidas de enviar cartas e documentos pelo correio é através de envelopes. O envelope de correspondência é muito usado no ramo corporativo e serve para realizar a comunicação entre instituição e cliente.
Tipos de envelope de correspondência
Quando pensamos em envelopes, pensamos no padrão comum da embalagem: de papel branco, pequeno e retangular, típico para enviar cartas. Porém, existem diferentes tipos, materiais e tamanhos de envelopes que são comercializados para as mais diversas funções. Entre os mais populares, podemos citar:
- Envelope carta: o mais compacto tipo de envelope de correspondência. Com dimensões de 11 x 16 cm é muito utilizado para enviar cartas informais ou pequenos objetos pelo correio;
- Envelope ofício: esse tipo de envelope de correspondência é o mais usado na comunicação corporativa. Para enviar contas, informes e outros materiais importantes, seu formato de 11 x 22 cm comporta uma folha de papel A4 dobrada em três partes iguais;
- Envelope saco: Com dimensões diversas (11 x 17 cm até 37 x 47 cm), os envelopes de correspondência tipo saco são caracterizados pela abertura no lado mais estreito da embalagem, com o fecho em uma aba curta. Em dimensões maiores, o envelope saco permite o envio de documentos em papel liso, sem a necessidade de dobra.
Do que é feito o envelope para correspondência
Além disso, os tipos de envelope de correspondência podem ser fabricados em diversos materiais. É mais comum que envelope de correspondência sejam feitos de papel, mas podem possuir elementos de plástico, como "janelas" transparentes em um dos lados do envelope que permitem a impressão dos dados do destinatário no próprio conteúdo, sem revelar outras informações.
Entre os papéis mais comuns usados em envelope de correspondência estão:
- Offset: trata-se do papel sulfite comum. Muito utilizado em envelope de correspondência devido à sua versatilidade e segurança. Esse tipo de papel é comercializado em diversas cores e suporta impressão. Pode ter diferentes gramaturas, que fazem com que o papel seja mais duro, espesso e resistente;
- Kraft: papel de tonalidade marrom muito resistente, usado principalmente em envelopes tipo saco;
- Couché: papel que possui uma película de acabamento mais profissional que o papel offset. Muito usado em peças de design mais sofisticado devido à sua versatilidade;
- Reciclado: papéis reciclados estão cada vez mais presentes no mercado. Quando usado para fazer envelope de correspondência, se mostra uma alternativa sustentável e barata para mostrar iniciativa em propostas relacionadas ao meio ambiente.
É muito importante considerar qual tipo de envelope para correspondência consegue suprir as suas necessidades. Algumas vezes, optar por um material mais caro, porém mais formal, é uma boa forma de impressionar o destinatário. Afinal, a embalagem escolhida também reflete na qualidade do seu negócio como um todo.